A movimentação de mercadorias no Porto de Paranaguá em maio voltou a ser recorde. "Com 5,7 milhões de toneladas, o volume de importações e exportações foi 44% maior que o contabilizado no mesmo mês de 2019 (3,9 milhões). O porto paranaense já alcançou três meses seguidos de desempenho superior às marcas históricas anteriores", disse a administração do porto em nota.
"O dólar alto favoreceu as vendas de grãos, principalmente de soja. Além disso, o tempo seco garantiu o embarque, que foi mantido graças às medidas de prevenção adotadas mesmo antes do início da crise (do novo coronavírus)", destacou o diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
As exportações representaram 70% da movimentação de maio, chegando a 4 milhões de toneladas no mês. A soja, em grão e farelo, foi o principal produto embarcado, com 2,7 milhões de toneladas. Na importação, que somou 1,6 milhão de toneladas, o destaque foram fertilizantes, com 878.442 toneladas
No acumulado de janeiro a maio, os Portos do Paraná movimentaram quase 23,8 milhões de toneladas de cargas. O volume acumulado este ano é 21% maior que as 19,7 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2019.
fonte: Udop, com informações do Broadcast Agro